Primeiros Vereadores Estudantis da história de Guararema tomam posse

O dia 9 de agosto de 2023 torna-se um marco histórico para o Município de Guararema, dia em que tomou posse a Primeira Câmara Estudantil da cidade.

O evento, que aconteceu com o apoio do Hotel Fazenda Pintado na Brasa e da Irmãos Marques, teve a presença dos pais, familiares e amigos dos Vereadores Estudantis. Também estiveram presentes os professores do Colégio Virtude e da Escola Municipal “Presidente Getúlio Vargas” que são as escolas que se inscreveram na primeira versão do Programa que tem origem com a Lei nº 3550, sancionada em 22 de dezembro de 2022.

O Programa Câmara Estudantil promove a interação entre o Legislativo e as escolas de Guararema, permitindo aos estudantes a compreensão do papel desempenhado pelos Vereadores dentro do contexto social em que vivem, contribuindo para a formação de sua cidadania e dos aspectos políticos do jovem.

Entre os objetivos específicos, o Programa visa proporcionar a circulação de informações nas escolas públicas e privadas do município, sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal de Guararema; possibilitar aos alunos o acesso às propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade e proporcionar situações em que os alunos, representando a figura dos Vereadores, apresentem sugestões para solucionar problemas do município ou de determinados grupos sociais.

Os alunos que se candidataram à Câmara Estudantil realizaram atividades em suas respectivas escolas e fizeram suas campanhas. Alguns já apresentaram propostas para os futuros eleitores e confeccionaram cartazes para divulgação.

As Eleições foram realizadas, envolvendo alunos dos 4ºs aos 9ºs anos do Ensino Fundamental. Após a Diplomação e Posse, exercerão seus mandatos até dia 20 de dezembro de 2023. Nesse período, participarão de uma jornada parlamentar, de caráter informativo e educacional, onde serão programadas atividades em datas estabelecidas pela Comissão Especial.

A partir de agora, os Vereadores Estudantis poderão apresentar propostas à Câmara Municipal de Guararema que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade guararemense. Essas propostas serão objeto de análise e poderão se tornar proposituras a serem apresentadas pelos membros da Comissão Especial, levando a voz das crianças e adolescentes diretamente ao Legislativo!